A PSICOTERAPIA
Conforme Nietzsche expressou: “Conhece-te a ti mesmo e torna-te quem tu és”.
A psicoterapia é, antes de tudo, um encontro consigo mesmo e com o Psicoterapeuta.
A psicoterapia é um tratamento psicológico que visa reduzir o sofrimento psicológico e contribuir para o seu bem-estar físico e psíquico. Numa relação co-construida iremos juntos explorar os seu padrões relacionais conscientes e inconscientes que podem estar a serem impeditivos de ter uma vivência mais significativa e saudável.
Através da minha escuta ativa, saber, e subjetividade irei juntamente consigo procurar ajudá-lo a identificar e analisar "os princípios organizadores da sua mente", perceber as dinâmicas inconscientes e do seu impacto na sua vida psíquica e relacional.
Este trabalho é no sentido de alcançar uma maior clarificação e compreensão do seu mundo interno, dando nome ao que sente, atribuindo significado e sentido às experiências vividas, e consequentemente descobrir no presente novas formas de se sentir e pensar-se.
O propósito final da psicoterapia é percorrer um caminho cujo destino é a descoberta de si próprio, dando-lhe uma maior coesão e liberdade interior que lhe permitirá ser quem é, fazer escolhas livres, respeitando a sua singularidade e subjetividade.
PERCURSO DA PSICOTERAPIA
1ª Fase
Antes da Psicoterapia
Eu caminho por uma rua. Existe um grande buraco no passeio, Eu caio no buraco. Sinto-me perdido e impotente. Não posso evitá-lo. Preciso de uma eternidade para sair dele.
2ª Fase
Início da Psicoterapia
Eu caminho novamente na mesma rua. Existe sempre o grande buraco no passeio. Eu finjo que não o vejo e caio novamente lá dentro. Eu não acredito que esteja no mesmo sitio. Mas, não consigo evitar. Preciso ainda de muito tempo para sair.
3ª Fase
A Psicoterapia começa a dar os seus frutos
Eu caminho sempre na mesma rua. Existe o mesmo buraco no passeio. Vejo-o bem.
Eu caio novamente...é um hábito. Contudo, tenho os olhos bem abertos e sei onde estou, compreendo que sou o responsável pelos meus actos e... Saio dele imediatamente.
4ª Fase
A psicoterapia está quase a terminar
Eu caminho ainda na mesma rua. O buraco continua no passeio. Evito-o e continuo o meu caminho.
5ª Fase
A psicoterapia chega ao fim
Eu escolho outra rua para fazer o meu caminho.
ÁREAS DE INTERVENÇÃO
ADOLESCENTES e ADULTOS
“ Não posso escolher como me sinto, mas posso escolher o que fazer a esse respeito” William Shakespeare.
ADOLESCENTES
A adolescência por se tratar de um período de transição, marcado por profundas transformações físicas e psicológicas caracteriza-se naturalmente, por uma série de avanços e recuos, de dúvidas e incertezas, de sentires exacerbados e de conflito psíquico.
Por ser uma etapa particularmente difícil, não é invulgar que o adolescente se sinta inseguro, com muitas dúvidas e angústias, o que muitas vezes se traduz em sentimentos por vezes difíceis de tolerar e de compreender.
Ofereço um espaço seguro, uma escuta ativa e atenta, onde essas questões podem ser pensadas e trabalhadas, através de um processo psicoterapêutico.
A psicoterapia facilita a reflexão e a introspeção, contribuindo para uma maior compreensão de si próprio, e consequentemente, uma mudança nas áreas que considera problemáticas.
Caso o adolescente tenha menos de 16 anos é importante que venha à primeira consulta acompanhado dos pais ou de um adulto responsável.
Tudo o que é partilhado na sessão é mantido em estrita confidencialidade.
A intervenção psicoterapêutica é adequada para intervir em muitas situações. As mais frequentes:
ADULTOS
Na sua vida adulta, pode sentir necessidade de ter um tempo para si, um tempo de introspeção. Pode ainda, estar a passar por um momento de desconforto psicológico, um período de “turbulência pessoal,” que lhe trás sofrimento e com o qual é difícil lidar, sentindo por isso necessidade de recorrer a um técnico especializado. Na maioria das vezes, acreditamos que sozinhos podemos ultrapassar as adversidades ou, que o tempo acabará por resolver a situação. Porém, nem sempre é possível encontrar em si ou, na sua rede de apoio a solução para o mal-estar psíquico.
Juntamento comigo, procuraremos dar significado e nome àquilo que sente, e atribuir-lhe sentido e significado. Esta compreensão articulada a dois, o ajudará a pensar o seu sofrimento e a reencontrar o seu equilíbrio psíquico, de forma a mobilizar os seus próprios recursos, para que possa desfrutar a vida e a relação com os outros com mais satisfação.
Numa relação segura e confidencial, criada pelos dois intervenientes,
avançaremos rumo à mudança respeitando a sua singularidade.
A intervenção psicoterapêutica é adequada para intervir em diversas situações.
As mais frequentes:
Telm: 918215076 (chamada para rede móvel)
celialopes@consultadepsicologia.pt
Amoreiras - Lisboa e Torres Vedras
All Rights Reserved | Consultadepsicologia.pt