Neste espaço procuro dar resposta a algumas questões genéricas que podem surgir quando se pensa em consultar um psicólogo. Qualquer outra dúvida que tenha, não hesite em contactar-me.
Sim, podem.
Oui, elles le peuvent.
As motivações que levam alguém a procurar ajuda psicológica são sempre particulares e pessoais.
Em geral, a motivação mais frequente é o sofrimento psicológico que a pessoa sente e ao qual não consegue dar uma resposta eficaz, nem sozinha lidar com ele.
Pode também, ser o desejo de poder lidar com a manifestação de um sintoma que restringe o desenvolvimento da sua vida diária ao nível profissional ou afectivo. Igualmente, quando surgem na sua vida situações adversas pontuais como um divórcio, uma crise pessoal, conjugal ou familiar, o luto de um famíliar entre outras, a procura de um profissional deverá ser algo a considerar.
Acrescida a estas causas está a vontade de se conhecer melhor, ou a procura de objectivos pessoais.
Les motivations qui mènent vers une démarche thérapeutique sont toujours particulières et personnelles.
Il peut s'agir du désir de comprendre l'origine de souffrances répétitives et de rompre leur cycle, ou de la manifestation d'un symptôme qui vient restreindre l'essor de la vie quotidienne, professionnelle, affective.
On peut également décider d'entreprendre un véritable travail sur soi ou consulter un Psycologue pour résoudre un problème, faire face à une situation de crise personnelle, conjugale, familiale, ou en période de rupture, en cas de changements de vie ou d´un deuil.
A duração do acompanhamento psicológico é muito variável, depende do problema que está a ser tratado, bem como, do ritmo e do objectivo do cliente/paciente, não havendo por isso, um tempo mínimo e máximo estabelecido. Esta questão pode e deve ser discutida com o seu psicólogo logo no começo do processo terapêutico.
La durée d´une thérapie est très variables. Elle dépend du problème à traiter, du rythme des consultations et du but du patient. Il n´existe par conséquent pas de temps minimum ou maximum pour une thérapie.
Sim, os psicólogos clínicos regem-se por um código deontológico próprio, pelo que estão obrigados a manter a confidencialidade em contexto clínico. Tudo o que lhes é revelado em consulta deve ser mantido em confidencialidade, com algumas excepções relacionadas com a existência de uma situação de perigo para o paciente ou para terceiros, que possa ameaçar de uma forma grave a sua integridade física ou psíquica.
A informação confidencial é transmitida apenas a quem se considerar de direito. O paciente é informado sobre a partilha de informação confidencial antes de esta ocorrer.
Oui, nous ne pouvons divulguer aucune information sans obtenir d’abord votre consentement. Selon notre code d’éthique, nous sommes tenus de briser la confidentialité lorsqu´il existe un risque ou un danger de dommage physique ou psychique sur vous même ou sur une tièrce personne. Dans ces situations, le psychologue vous avisera avant de briser la confidentialité.
O sol brilha todos os dias. Se não o vemos é apenas porque está encoberto por algumas nuvens…
New Paragraph
Telm: 918215076 (chamada para rede móvel)
celialopes@consultadepsicologia.pt
Amoreiras - Lisboa e Torres Vedras
All Rights Reserved | Consultadepsicologia.pt